Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 7 de maio de 2011

Cultura

Curiosidades & lendas
.....Alguns nativos contam que, contrariada com a estratégia portuguesa de construir as igrejas de costas para o mar, a imagem da Santa da capela Nossa senhora da Luz sempre desaparecia de lá e despontava na frente do forte; detalhe, por vontade própria e com as próprias "pernas"!
.....Também rola uma conversa de que em uma pousada do Morro, alguns hóspedes ouvem vozes, choros e arrastar de correntes durante à noite. Não falaremos aqui o nome do estabelecimento, pois o proprietário poderá achar que estamos tentando afugentar os hóspedes de lá. Se fosse na Inglaterra já estariam explorando essa história como fazem em alguns castelos!
.....Outros sons do "Além" podem ser ouvidos nas ruínas do Forte. Lá, disse uma nativa, os escravos eram acorrentados no subsolo e quando a maré subia, morriam afogados, "um lugar de muito sofrimento" (realmente).
.....Agora não é lenda, mas fato. Antes de estourar o turismo na ilha, na década de 80, o local era freqüentado por hippies e mochileiros (década de 70) e famílias baianas vindas de cidades como Salvador, Valença, Ilhéus etc - elas ficavam acampadas na grama da praça Aureliano Lima e na rua Caminho da praia. Já os mochileiros e hippies viviam em plena harmonia na Segunda praia e, acredite, os locais trancavam portas e janelas que hoje são abertas para todo mundo, do mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário